Descolamento de Retina

Início » Cirurgias oftalmológicas » Descolamento de Retina

Descolamento de Retina - Belfort Mattos Clínica de Olhos | Oftalmologia no Morumbi

Descolamento de Retina

A retina é a responsável pela formação de imagens, ou seja, pelo sentido da visão. É uma membrana muito fina, flexível e delicada que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular.
A retina não possui nenhum elemento de fixação especial que a prenda ao globo ocular – é o [tooltip text=”Substância gelatinosa e transparente, situada entre a retina e o cristalino.”]vítreo[/tooltip] que a mantém na posição adequada, em contato com vasos sanguíneos e nutrientes.
O Descolamento de Retina é uma alteração que se caracteriza pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular. Essa separação interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular – ocasionando sintomas como flashes de luzes, manchas escuras se movendo [tooltip text=”Imperfeições no vítreo que causam manchas no campo visual.”](moscas volantes)[/tooltip], além do surgimento de pequenas manchas, em tom roxo, nas regiões periféricas da visão.

Procedimentos

Fotocoagulação com laser e Criopexia (congelamento)
São recursos terapêuticos para os casos em que não houve infiltração do vítreo pelo espaço que se abriu com a ruptura da retina. O objetivo é formar cicatrizes que interrompam a passagem do vítreo e favoreçam a fixação da retina.

Retinopatia pneumática
Uma injeção de gás é aplicada na cavidade ocupada pelo vítreo, como forma de pressionar a área descolada da retina e impedir a passagem desse gel pela rasgadura que se formou. Tanto o gás injetado quanto o fluido sob a retina serão aos poucos reabsorvidos pelo organismo.

Retinopexia
Trata-se da implantação de uma faixa ou esponja de silicone ao redor do globo ocular para pressionar a esclera (o branco dos olhos), a fim de apoiar a retina e facilitar sua aderência;

Vitreoctomia
Esta técnica é utilizada não só nos descolamentos de retina, mas no tratamento de outras patologias oculares. Através de microincisões, são introduzidos instrumentos de tamanho diminuto para corrigir os defeitos que promoveram o deslocamento da retina.

Consulte nossa equipe de Oftalmologistas Especialistas e saiba qual o melhor tratamento para o seu caso.

< Voltar para Cirurgias > Calázio

× WhatsAPP